Como tirar propagandas do Facebook


Há dois tipos de propagandas que aparecem no Facebook:


1. as propagandas veiculadas pelo próprio programa de publicidade do Facebook, o qual é o principal responsável por financiar as atividades do site;
2. propagandas provenientes de extensões instaladas no navegador (a aparição de tais propagandas costuma não se restringir ao Facebook).


Quanto às propagandas do primeiro tipo, nem vejo tanto problema. Além de serem legítimas e financiarem o Facebook (afinal, o site precisa de dinheiro para continuar funcionando), elas costumam ser relacionadas aos gostos do usuário, sendo, portanto, ocasionalmente úteis. Desse modo, não recomendo que não se realize nenhum procedimento para retirá-las. No entanto, se você realmente quer retirar essas propagandas do Facebook, busque se informar sobre a extensão Adblock Plus.


Já as propagandas do segundo tipo são as mais chatas e inconvenientes. Elas não deveriam estar ali e só estão porque foram instaladas em conjunto com outro programa. Sabe quando você vai instalar algum programa e o instalador pergunta se você também deseja instalar a barra de pesquisa no navegador? Pois então, tais propagandas inconvenientes funcionam da mesma forma. Não são vírus, mas são tão irritantes quanto.

Ao que tudo indica, uma das principais causas — mas não a única — dessas propagandas atualmente é o instalador do Baixaki. Antigamente, ao baixar um programa no referido site, você baixava apenas o programa em questão. Agora é necessário baixar um tal "instalador" e é junto com ele que vem a praga das propagandas. Portanto, fique ligado ao usar o Baixaki!


Remover propagandas do Facebook
Tela do Facebook mostrando banners de propagandas indesejadas


Mas chega de papo furado. Vamos ao que interessa: como remover propagandas do Facebook?

Pois bem, no caso de tais propagandas serem provenientes de extensões e complementos no navegador, basta remover tais extensões para que a situação volte ao normal. É fácil!

Para fazer isso, você deve encontrar a janela de plug-ins do navegador. No Firefox, basta clicar no botão Firefox (botão laranja no canto superior esquerdo da tela) e escolher a opção Complementos. Já no Google Chrome, clique no ícone com 3 listras (canto superior direito), depois em Ferramentas e, por fim, Extensões. No Internet Explorer, clique no botão em forma de engrenagem e escolha a opção Gerenciar Complementos.

Estando na janela de extensões, o que você tem a fazer é desinstalar todos os complementos inúteis ou que não sabe do que se trata. Na dúvida, retire tudo o que puder, pois nenhum plug-in é essencial para o funcionamento do navegador.

Depois disso, é bem provável que você tenha conseguido remover as propagandas do Facebook. Para garantir, você também pode limpar o cache e os cookies do navegador. Mas, se mesmo assim, as propagandas continuam aparecendo, talvez sua situação seja mais séria e uma verificação com antivírus se faça necessária.


Receba por e-mail