Pular para o conteúdo principal

Negócios em casa

Uma boa pedida para quem deseja ter seu próprio negócio é trabalhar em casa. Com essa medida, o novo empreendedor evita muitas despesas e riscos no início do empreendimento, pois não precisa investir com a compra ou aluguel de um local para o negócio, além de economizar com a estrutura.

Confira, a seguir, seis oportunidades de negócio para se abrir em casa, levantadas pelo Pequenas Empresas & Grandes Negócios. São negócios que você pode tocar da sua sala, cozinha ou garagem,


Como abrir um negócio em casa


Além da economia de tempo e dinheiro, trabalhar em casa por conta própria permite um certo conforto. Mas todas essas vantagens trazem consigo certos riscos, sendo que o principal deles é pecar na disciplina e acabar comprometendo a produtividade. É fundamental que se delimite o espaço físico entre a casa, de modo a diminuir - e até mesmo impedir - a interferência da família no dia-a-dia do negócio. A disciplina também deve ser aplicada aos horários: não se pode parar no meio do expediente para cochilar ou asssitir à TV, do mesmo modo que não se deve estar 24 horas por dia à disposição dos clientes. O descanso e a dedicação à família também são fundamentais ao bom andamento do negócio caseiro.

Se até pouco tempo atrás, trabalhar em casa era algo restrito a atividades como costura, produção de comida congelada e artesanato, com o tempo, a lista acabou crescendo bastante e hoje inclui atividades de diversos ramos. Entre os negócios para se abrir em casa, é possível citar os ligados à promoção de eventos, aluguel de som e luz para festas, agências de turismo, escritório de design para sites, criação de jogos para celulares e produção de incensos, velas e aromas. Se alguma dessas atividades lhe interessa, a seguir você confere valiosas dicas de empresários que atuam e são bem-sucedidos nesses ramos.


Aromaterapia

A aromaterapia é uma oportunidade de negócio dentro do setor de bem-estar, que está em crescente alta no país. Tal atividade envolve a produção e aplicação de perfumes terapêuticos, incensos, velas, sabonetes, sachês e outros aromatizantes, os quais são utilizados em terapias que visam a equilibrar o corpo e a mente de modo a reduzir o estresse do dia-a-dia.

O ideal é começar produzindo poucos itens e ir aumentando a variedade de produtos à medida que for se firmando no mercado. É possível vender os produtos diretamente para o consumidor final e para lojas, mas também se pode formar parcerias com outras empresas do ramo, como clínicas de terapias orientais. Há ainda espaço para oferecer serviços de aromatização de ambientes para empresas. O trabalho consiste em estudar e mapear os problemas existentes no ambiente antes de definir que tipo de aroma será utilizado.

É importante frisar que esse negócio requer alguns cuidados com a segurança. Como a parafina e a glicerina, duas matérias-primas muito utilizadas na área, são inflamáveis, recomenda-se instalar o negócio num cômodo livre, bem ventilado e que não seja frequentado por crianças, nem por animais de estimação. Também convém manter um extintor de incêndio sempre por perto. Além disso, é fundamental conhecer as diferentes substâncias utilizadas na produção e seus efeitos, pois algumas podem causar alergia em pessoas que têm problemas respiratórios.


Web design

Negócio promissor para quem gosta de informática e pretende trabalhar em casa, visto que, do ponto de vista estrutural, a atividade exige apenas um bom computador conectado à internet. Quanto às habilidades do empreendedor, é fundamental que se tenha noções de programação de computador e também uma "veia artística". O trabalho pode ser aprendido na prática, prestando serviços para um e outro amigo ou parente, e até mesmo através de tutoriais na internet. Mas para quem pretende se profissionalizar de verdade, é possível frequentar cursos sobre o assunto e depois estagiar com pessoas experientes no ramo. De modo geral, o webdesigner atende profissionais liberais e empresas de pequeno e médio portes de diferentes setores.


Locação de som e luz para festas

O festeiro profissional é o empreendedor que fornece a locação de equipamentos de som e iluminação necessários ao bom andamento de uma festa. Tal profissional é muito procurado, visto que nem sempre os anfitriões de uma festa dispõem de tais equipamentos. Para quem está começando no negócio, a recomendação é que se compre primeiro equipamentos para espaços menores, como salões de festa de edifícios.

As festas de amigos e parentes são bons pretextos para testá-los e também para divulgar o negócio. A partir daí, já é possível começar a cobrar pelo aluguel. Outra atribuição de tal profissional é o transporte dos equipamentos, o qual pode ser terceirizado. Por último, é necessário muito cuidado para não danificar a aparelhagem, visto que a reposição de lâmpadas e os pequenos consertos depois de uma festa estão entre os principais custos de uma empresa do ramo.


Agência de viagens

Basicamente, o papel do organizador de viagens é vender passagens avulsas para pessoas físicas ou jurídicas e revender pacotes turísticos de operadoras de turismo. No entanto, o setor também oferece oportunidades para agências especializadas em viagens ecológicas, de negócios e para os praticantes de esportes de aventura, sendo que todos esses nichos registram demanda crescente nos últimos anos. Mas a especialização exige cuidados redobrados na formação dos funcionários, na escolha dos roteiros e constante atualização sobre as novidades do mercado. Isso porque a concorrência no ramo é grande, então é necessário contar com um diferencial competitivo. Levantar dados que possibilitem traçar roteiros sob medida para qualquer tipo de público é um bom começo.

O negócio não requer grandes investimentos, pois basta uma sala com mesa, computador e telefone. Legalmente não é obrigatório ter curso superior em turismo, mas um dos responsáveis pela empresa deve ter, no mínimo, três anos de experiência em atividades ligadas ao setor, conforme o Sebrae, a entidade de apoio ao micro e pequeno empresário. Mas quem quiser entrar no ramo, terá que registrar obrigatoriamente o negócio na Embratur, o órgão do governo federal que regulamenta o setor. A filiação à Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) é opcional. A vantagem para quem se associa à entidade é poder frequentar os cursos que ela promove.


Promoção de eventos

O promotor de eventos tem diversas atribuições: da produção dos convites à contratação dos manobristas do estacionamento, dos garçons ao bufê, passando pelas atrações musicais, brindes, cenografia, performances teatrais e tudo o que o cliente desejar. O prêmio por tanto trabalho não poderia ser outro: um bom dinheiro.

Apesar de tantas funções, começar uma agência de eventos não é difícil: basta um telefone, um computador e uma boa rede de fornecedores. O profissional da área pode atender pessoas físicas ou organizar eventos corporativos, que são, em geral, mais lucrativos. A concorrência em ambos os casos é grande, mas nada que seja problema para quem se comprometa a executar o serviço com eficiência.

Quem deseja se aventurar no ramo deve tomar alguns cuidados: para não colocar o caixa em risco, os profissionais terceirizados devem ser sempre contratados de acordo com a demanda de trabalho. Além disso, é necessário estar atento à qualidade da mão-de-obra e à agilidade de execução dos serviços. Um evento que começa atrasado com certeza pode colocar todo o trabalho a perder.


Desenvolvimento de aplicativos para celular

Outra atividade ligada ao ramo da informática, o desenvolvimento de aplicativos (apps) promete bons lucros para quem está no ramo. Mas como a concorrência é grande, tem vantagem que pensa antes dos outros. Tanto é que uma das grandes empresas do Brasil no ramo atualmente, a Devworks, de São Paulo, iniciou suas atividades em 1999! A empresa, que começou com aplicativos simples, hoje fornece os programas e jogos para as grandes companhias de telefonia celular e divide a receita com elas. No entanto, quem começar agora no ramo dificilmente vai vender os produtos diretamente para as grandes operadoras. É mais provável que o novo empreendedor venda os produtos para as chamadas publicadoras, que selecionam, divulgam e colocam os jogos no mercado.

Para atuar no ramo, é preciso contar com profissionais de arte e de computação gráfica, utilizar softwares específicos e investir no maior número possível de aparelhos para testar os jogos. Parece assustador, mas mesmo assim dá para fazer tudo a partir de casa, já que a equipe não precisa ser grande e, na parte de estrutura, só são necessários celulares, smartphones e computadores.


•••

O que você acha? Com essas dicas de negócio já é possível ganhar dinheiro em casa?


Por fim, também recomendamos que você procure saber sobre os cursos do Senac e os cursos do Senai, que ensinam uma infinidade de trabalhos que podem ser exercidos em casa mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa abre mas fica minimizado

Um programa funcionava normalmente no seu computador, até que um dia você abre esse programa, ele aparece na barra de tarefas (a barra inferior), mas a janela do programa não abre . Além disso, nenhuma janela de erro aparece. É como se o programa estivesse minimizado e não houvesse como maximizá-lo. O que aconteceu? Pelo que vi internet afora, esse problema é bastante comum no Windows 7, embora o motivo não seja bem claro. Mas, apesar de não se saber ao certo a causa do problema, a solução é bem fácil. Basta fazer o seguinte: 1. Pressione Ctrl + Alt + Del ; 2. Selecione Iniciar Gerenciador de Tarefas ; 3. Na aba Aplicativos , clique com o botão direito do mouse sobre o programa que abre e fica minimizado; 4. Clique em Maximizar e pronto! Seguindo esse procedimento, é bem provável que a janela do programa apareça. Se não aparecer, talvez seu problema seja mais grave :\. Além disso, depois que você realizar esse procedimento uma vez, o programa voltará a funcionar normalm

Segredos do Mar - Orkut

Segredos do Mar é o novo jogo do Orkut , que promete ser sensação, como os já consagrados Vida Rock , Mini Fazenda , Joga Craque e Colheita Feliz . O jogo Segredos do Mar traz a melhor experiência na criação de peixes em vários oceanos exóticos. Adicionar amigos no Segredos do Mar Já que a dinâmica é a mesma do Colheita Feliz, onde todos podem cooperar e crescer juntos, é muito importante ter vários amigos do Orkut jogando o Segredos do Mar. Entrando neste tópico você encontra várias pessoas que querem adicionar amigos no Segredos do Mar. Como aumentar o impulso de ouro no Segredos do Mar? O impulso é pra fazer os peixes produzirem moedas mais rápido. Para aumentar o impulso de ouro se deve colocar mais decorações, por exemplo... Qual o maior nível do Segredos do Mar? Não sei ao certo. Já que o jogo é relativamente novo, o maior nível que vi é 10. Mas já deve ter aumentado enquanto você lê este texto. Frases engraçadas dos peixes do Segredos do Mar Os peixinhos do seu oceano falam

Chrome não mostra acentos

Os acentos não estão funcionando no Chrome ? Também já passei por esse problema e, depois de fuçar em algumas configurações do navegador, consegui resolvê-lo. Então se liga aí, que a dica que passarei a seguir pode solucionar o seu problema! :D Texto com problemas de acentuação no Google Chrome Meu problema com acentos e símbolos no Chrome começou logo após baixar um pacote de fontes Helvetica. Ao detectar o problema, desinstalei a fonte, mas mesmo assim o problema persistiu. No final da contas, não descobri se a culpa foi mesmo da Helvetica ou se foi mera coincidência. Considerando que a Helvetica é uma fonte paga, talvez tenha sido um sinal divino de que não devo praticar pirataria, hehe. Mas, como eu disse no início, consegui resolver o problema ao fuçar nas configurações do Google Chrome. É só seguir as dicas a seguir: 1. No Chrome, clique no desenho das 3 listras lá no canto superior direito (o desenho fica logo abaixo do botão X - fechar); 2. Clique em Configurações