Requerimento de benefício por incapacidade


Como se aposentar por invalidez. Requerimento INSS. Requerimentos de auxílio-doenças. Requerimento de benefício do auxílio doença


O requerimento de benefício por incapacidade é um dos documentos necessários para que o contribuinte possa receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez, conforme seja o seu caso.

O benefício por incapacidade pode ser solicitado via Internet (CLICANDO AQUI) ou nas Agências da Previdência Social mediante o cumprimento das exigências cumulativas* e a apresentação dos seguintes documentos:

• Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP);

• Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, dentre outros que comprovem o tratamento médico;

• Documento de identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);

• Cadastro de Pessoa Física - CPF;

• Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos, no caso de empregados.

Requerimento de Benefício por Incapacidade (pode ser acessado CLICANDO AQUI), preenchido pela empresa com as informações referentes ao último dia de trabalho – se for segurado(a) empregado(a);

• Procuração (se for o caso), acompanhada de documento de identificação e CPF do procurador.


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* Para saber quais são as exigências cumulativas ou demais informações sobre o requerimento de benefício por invalidez, favor consultar o site da Previdência Social, CLICANDO AQUI.


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